Resumo:
O presente artigo tem como objetivo abordar, dentro de uma perspectiva teórica, a relação que o Instagram do Treze Futebol Clube tem com os seus torcedores. A metodologia que seguimos se enquadra na abordagem qualitativa e conta com o suporte de dados quantitativos. Utilizamos como método a observação participante, já que durante o período pesquisado a autora atuava como Social Media do time. A utilização dessa estratégia metodológica permitiu à autora ter acesso a dados relevantes. Como suporte teórico utilizamos Fonseca (1997), Pitts (2022), Stotlar (2002/2005). A pesquisa foi realizada na página do Instagram do Treze- FC e tem como base algumas publicações escolhidas que foram feitas no período do dia 05 de fevereiro a 16 de março de 2022, momento de participação do Treze no Campeonato Paraibano. Concluímos que as mídias sociais são uma ferramenta essencial para o marketing, pois a partir delas conseguimos perceber a presença do engajamento, no qual os fãs/torcedores conseguem se conectar com o time e assim, construir um relacionamento forjado na proximidade.
Descrição:
SOUZA, L. A. N. Uma análise da relação do Treze-FC e dos torcedores por meio da interação no instagram. 2023. 32f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2023. [Manuscrito]