Resumo:
Apresentamos neste trabalho uma pesquisa que objetivou compreender como acontece a inclusão de um aluno com TEA em uma turma de matemática no 6° Ano do Ensino Fundamental da UMEF Presidente Vargas localizada na cidade de Sumé - PB, compreensão sobre a qual refletimos à luz de teóricos que fundamentam o tema acerca da importância da Educação Inclusiva. Além disso, visando contribuir de modo significativo para a educação como um todo, desenvolvemos uma proposta pedagógica, em especial no que se refere ao ensino de Matemática que se utiliza de materiais didáticos e associa as teorias Histórico Cultural de Vygotsky e Behaviorista de Skinner. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de observações da inclusão de um aluno com TEA e uma entrevista com a cuidadora do mesmo. Através da investigação pudemos constatar que a inclusão não estava acontecendo da forma correta, principalmente pela formação escassa dos próprios professores e políticas públicas aplicadas incorretamente pela gestão municipal.
Descrição:
SIQUEIRA, L. P. S. Interfaces entre teorias e práticas na inclusão de alunos com TEA em aulas de matemática: um estudo de caso. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.