UEPB - Repositório Digital

Interfaces entre teorias e práticas na inclusão de alunos com TEA em aulas de matemática: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Siqueira, Laiza Paloma da Silva
dc.date.accessioned 2023-07-18T10:23:03Z
dc.date.available 2023-07-18T10:23:03Z
dc.date.issued 2023-07-18
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29707
dc.description SIQUEIRA, L. P. S. Interfaces entre teorias e práticas na inclusão de alunos com TEA em aulas de matemática: um estudo de caso. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Apresentamos neste trabalho uma pesquisa que objetivou compreender como acontece a inclusão de um aluno com TEA em uma turma de matemática no 6° Ano do Ensino Fundamental da UMEF Presidente Vargas localizada na cidade de Sumé - PB, compreensão sobre a qual refletimos à luz de teóricos que fundamentam o tema acerca da importância da Educação Inclusiva. Além disso, visando contribuir de modo significativo para a educação como um todo, desenvolvemos uma proposta pedagógica, em especial no que se refere ao ensino de Matemática que se utiliza de materiais didáticos e associa as teorias Histórico Cultural de Vygotsky e Behaviorista de Skinner. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de observações da inclusão de um aluno com TEA e uma entrevista com a cuidadora do mesmo. Através da investigação pudemos constatar que a inclusão não estava acontecendo da forma correta, principalmente pela formação escassa dos próprios professores e políticas públicas aplicadas incorretamente pela gestão municipal. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Me. Flávia Aparecida Bezerra da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Teorias da aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Interfaces entre teorias e práticas na inclusão de alunos com TEA em aulas de matemática: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta