UEPB - Repositório Digital

A residência pedagógica e a formação de professores: uma experiência no campo da alfabetização e do letramento

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Assis, Natália Jaillany Macêdo de
dc.date.accessioned 2023-07-23T23:39:52Z
dc.date.available 2023-07-23T23:39:52Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29862
dc.description ASSIS, N. J. M. A residência pedagógica e a formação de professores: uma experiência no campo da alfabetização e do letramento. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Residência Pedagógica compõe a Política Nacional de Formação de Professores, com o objetivo de aprimorar a formação dos discentes de licenciatura, de modo que estes vivenciem o cotidiano na educação básica nas escolas públicas. O objetivo geral deste trabalho é relatar as contribuições da Residência Pedagógica para a formação de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além disso, buscamos analisar os impactos e limitações do ensino remoto emergencial; descrever e analisar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica na realidade da escola pública em um contexto pandêmico e refletir acerca da formação docente no campo da alfabetização e do letramento. Para a fundamentação teórica, contamos com as contribuições de alguns autores como: Soares (2004, 2021), Ferreiro e Teberosky (1991), Freire (2020, 2021), Morais e Albuquerque (2010), Saviani (2020), Mortatti (2006, 2010), Tfouni (2010), Piletti (2004), Libâneo (1990), Nóvoa (2003), Soares e Batista (2005), entre outros. A Residência Pedagógica evidencia que a prática contribui de forma singular para nossa formação. Principalmente perante a situação remota a qual vivenciamos, que exigiu de nós um comprometimento maior, considerando as limitações próprias da modalidade remota. Como futuros docentes, devemos aliar teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o crescimento pessoal e profissional que acontecerá na vida dos envolvidos neste percurso. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.title A residência pedagógica e a formação de professores: uma experiência no campo da alfabetização e do letramento pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta