Resumo:
A Residência Pedagógica compõe a Política Nacional de Formação de Professores, com o
objetivo de aprimorar a formação dos discentes de licenciatura, de modo que estes vivenciem
o cotidiano na educação básica nas escolas públicas. O objetivo geral deste trabalho é relatar
as contribuições da Residência Pedagógica para a formação de professores no curso de
Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além disso,
buscamos analisar os impactos e limitações do ensino remoto emergencial; descrever e
analisar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica na realidade da
escola pública em um contexto pandêmico e refletir acerca da formação docente no campo
da alfabetização e do letramento. Para a fundamentação teórica, contamos com as
contribuições de alguns autores como: Soares (2004, 2021), Ferreiro e Teberosky (1991),
Freire (2020, 2021), Morais e Albuquerque (2010), Saviani (2020), Mortatti (2006, 2010),
Tfouni (2010), Piletti (2004), Libâneo (1990), Nóvoa (2003), Soares e Batista (2005), entre
outros. A Residência Pedagógica evidencia que a prática contribui de forma singular para
nossa formação. Principalmente perante a situação remota a qual vivenciamos, que exigiu de
nós um comprometimento maior, considerando as limitações próprias da modalidade remota.
Como futuros docentes, devemos aliar teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem,
tendo em vista o crescimento pessoal e profissional que acontecerá na vida dos envolvidos
neste percurso.
Descrição:
ASSIS, N. J. M. A residência pedagógica e a formação de professores: uma experiência no campo da alfabetização e do letramento. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.