Resumo:
A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC’s tem sido cada dia mais essencial na vida das pessoas e a maioria das crianças e jovens apresentam considerável familiaridade no que refere-se ao manuseio de recursos dessas tecnologias. Dessa forma, compreendemos que é imprescindível a inclusão tecnológica também no âmbito escolar, a fim de colaborar no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades específicas nas aulas de Matemática. Baseado nisto, a presente pesquisa buscou analisar o que afirmam os alunos concluintes de uma turma do Ensino Fundamental sobre seu conhecimento e acesso à recursos das TDIC’s e respectiva utilização nas aulas de Matemática, cujo objetivo foi compreender o conhecimento e utilização desses recursos por esses alunos, numa escola da rede municipal de ensino na cidade de Amparo – PB. Para tanto, a investigação ocorreu a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo objeto de coleta de dados foi um questionário semiestruturado desenvolvido a partir do Google Forms. Os resultados apontam que, embora os alunos tenham acesso a alguns aparatos das TDIC’s e reconheçam a importância da inserção tecnológica para o desenvolvimento dos seus estudos, o conhecimento e a utilização de recursos importantes como o software/aplicativo GeoGebra e outros, ainda parece ser muito aquém do necessário para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao estudo da Matemática no Ensino Fundamental.
Descrição:
ALMEIDA, M. S. Tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Matemática: uma pesquisa com alunos de uma turma do 9º ano. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.