Resumo:
Na sociedade contemporânea, conceitos anteriormente estabelecidos sofreram mudanças significativas, como é o caso da representação da morte e a ressignificação das formas de fazer comunicação. O avanço das mídias digitais estabeleceu uma conexão rápida e instantânea, que propiciou uma aproximação entre mídia e sujeito contribuindo com a espetacularização da informação.Dessa forma, a presente pesquisa busca, com base nos conceitos de morte de Philippe Airès (1974) e a espetacularização midiática de Guy Debord (1967), através da análise da conduta popular diantedos acontecimentos fatídicos com pessoas públicas em três diferentes cenários de tempo, compreender a mudança na forma de manifestação do luto e a forma que a comunicação é ressignificada entre os usuários diante de uma tragédia de grande comoção. Acredita-se que assim, seja possível aproximar-se da compreensão da visão de morte e do luto espetacularizado nos dias atuais.
Descrição:
GOMES, I. S. A. Morte em tela: A espetacularização da morte de figuras públicas na mídia. 2022, 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2022.