UEPB - Repositório Digital

O transtorno do espectro autista e o ensino de matemática na perspectiva da inclusão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Taíz Emanuela Braz Nunes de
dc.date.accessioned 2023-09-19T10:48:54Z
dc.date.available 2023-09-19T10:48:54Z
dc.date.issued 2023-09-19
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30140
dc.description SOUZA, T. E. B. N. O transtorno do espectro autista e o ensino de matemática na perspectiva da inclusão. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente tem ocorrido um expressivo aumento de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista – TEA. No entanto, sabendo que o TEA é manifestado em diferentes níveis, acreditamos ser um desafio para o professor de Matemática, que precisa adequar sua prática para promover um ensino que atenda às necessidade desses alunos. Diante disto, com o objetivo de compreender sobre o ensino e aprendizagem de Matemática na perspectiva da inclusão de alunos diagnosticados com TEA no município de Sumé-PB, desenvolvemos a presente pesquisa, buscando identificar o que dizem professores de Matemática sobre o referido ensino e aprendizagem de alunos com diagnóstico de TEA e como acontece o apoio psicopedagogo para esse trabalho em escolas do município. Para tal, foram realizadas entrevistas, através de questionário, com duas professoras do município de Sumé, além de uma psicopedagoga que atua na sala de Atendimento Especial Especializado – AEE. Os resultados apontam para diversos desafios, uma vez que a formação e o apoio pedagógico ainda se mostra timidamente em relação às muitas particularidades do autismo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro autista (TEA) pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title O transtorno do espectro autista e o ensino de matemática na perspectiva da inclusão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta