Resumo:
Atualmente tem ocorrido um expressivo aumento de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista – TEA. No entanto, sabendo que o TEA é manifestado em diferentes níveis, acreditamos ser um desafio para o professor de Matemática, que precisa adequar sua prática para promover um ensino que atenda às necessidade desses alunos. Diante disto, com o objetivo de compreender sobre o ensino e aprendizagem de Matemática na perspectiva da inclusão de alunos diagnosticados com TEA no município de Sumé-PB, desenvolvemos a presente pesquisa, buscando identificar o que dizem professores de Matemática sobre o referido ensino e aprendizagem de alunos com diagnóstico de TEA e como acontece o apoio psicopedagogo para esse trabalho em escolas do município. Para tal, foram realizadas entrevistas, através de questionário, com duas professoras do município de Sumé, além de uma psicopedagoga que atua na sala de Atendimento Especial Especializado – AEE. Os resultados apontam para diversos desafios, uma vez que a
formação e o apoio pedagógico ainda se mostra timidamente em relação às muitas particularidades do autismo.
Descrição:
SOUZA, T. E. B. N. O transtorno do espectro autista e o ensino de matemática na perspectiva da inclusão. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.