Resumo:
O objetivo geral da presente pesquisa consistiu em analisar condições e restrições para o ensino da representação fracionária de números racionais no 6º ano do Ensino Fundamental. Para compreender a dinâmica entre condições e restrições foi realizada uma investigação no discurso presente em pesquisas sobre o tema. Nossa questão de investigação foi: quais as orientações das pesquisas em Educação Matemática para o ensino de frações no 6º do ensino fundamental? O estudo aqui abordado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico dividido em duas etapas: a primeira consiste no levantamento de pesquisas e trabalhos que trataram da temática do ensino de frações e a segunda da análise desse material, na busca por identificar aspectos que possam revelar recomendações para o ensino de frações. Observamos que o discurso institucional nas pesquisas analisadas aponta para necessidade de abordar o conceito sob diferentes contextos e a partir de atividades que permitam aos estudantes fazer conexões entre os conceitos ligados à representação fracionária dos números racionais, especialmente o conceito de equivalência.
Descrição:
BARBOSA, D.C. Ensinar Frações no 6° Ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir de estudos em educação matemática. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, PB, 2023.