UEPB - Repositório Digital

Ensinar frações no 6º ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir de estudos em educação matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Daniele Clemente
dc.date.accessioned 2023-12-12T01:12:19Z
dc.date.available 2023-12-12T01:12:19Z
dc.date.issued 2023-11-29
dc.identifier.other 21. ed. CDD 513.26
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30563
dc.description BARBOSA, D.C. Ensinar Frações no 6° Ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir de estudos em educação matemática. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, PB, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral da presente pesquisa consistiu em analisar condições e restrições para o ensino da representação fracionária de números racionais no 6º ano do Ensino Fundamental. Para compreender a dinâmica entre condições e restrições foi realizada uma investigação no discurso presente em pesquisas sobre o tema. Nossa questão de investigação foi: quais as orientações das pesquisas em Educação Matemática para o ensino de frações no 6º do ensino fundamental? O estudo aqui abordado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico dividido em duas etapas: a primeira consiste no levantamento de pesquisas e trabalhos que trataram da temática do ensino de frações e a segunda da análise desse material, na busca por identificar aspectos que possam revelar recomendações para o ensino de frações. Observamos que o discurso institucional nas pesquisas analisadas aponta para necessidade de abordar o conceito sob diferentes contextos e a partir de atividades que permitam aos estudantes fazer conexões entre os conceitos ligados à representação fracionária dos números racionais, especialmente o conceito de equivalência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de frações pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Números racionais pt_BR
dc.title Ensinar frações no 6º ano do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir de estudos em educação matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta