Resumo:
Consumir para sobreviver é um direito do ser humano, e na medida em que esse consumo de bens e serviços acontece de modo consciente, pode contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade na qual vivemos. No entanto, quando ocorre exageradamente, é denominado consumismo, problema que está diretamente relacionado ao surgimento, além de conflitos pessoais, das degradações ambientais, como por exemplo, a poluição. Nessa concepção, acreditamos que o papel da educação escolar é de contribuir para a formação de sujeitos conscientes de suas ações, especialmente compreendendo como tudo que ocorre na sociedade acontece de modo relacionado. Um conteúdo matemático que se faz demasiadamente importante para tal compreensão é o conteúdo de funções, especialmente se trabalhado associado aos Temas Contemporâneos Transversais na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa e bibliográfica por meio de análise de livros e artigos científicos acerca do tema, na tentativa de traçar estratégias para interligar a temática ao conteúdo de função afim. Ao final desta pesquisa, concluímos que o presente trabalho contribui para professores atuantes na Educação Básica repensarem suas práticas, e desse modo contribui também para as discussões acerca do ensino-aprendizagem na área da Educação Matemática.
Descrição:
SANTOS, Lorena Nunes dos. Função afim, consumo e consumismo sob a ótica da educação em direitos humanos. 2023. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.