Resumo:
O avanço tecnológico e o impacto das redes sociais aumentaram a demanda por autenticidade e conexões emocionais, tornando a humanização das marcas essencial para construir relacionamentos duradouros. Humanizar significa a busca em criar empatia e confiança, adaptando-se às mudanças nas interações entre marcas e consumidores, adotando uma linguagem autêntica e envolvendo-se em causas sociais relevantes, nesse aspecto como uma das principais estratégias, surge a personalidade de marca, que é a atribuição de características humanas, traços distintivos e comportamentos consistentes a uma marca com intuito de torna-la única e individual. O presente estudo tem por objetivo analisar como a personalidade é atribuída às marcas e percebida pelos consumidores. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, do tipo revisão integrativa da literatura, com caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada a partir da seleção de artigos da SPELL que é uma base referenciada de conteúdo cientifico de propriedade da ANPAD (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração), com base na última década (2013 a 2023). A partir das análises, foi possível concluir que incorporar características de personalidade é essencial para o sucesso duradouro de uma marca, estabelecendo presença única e autêntica, destacando-se no mercado e criando vínculos com os consumidores.
Descrição:
MACIMIRIO, Rhiwkally Silva. Humanização e personalidade de marca: Uma Revisão Integrativa da
Literatura. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.