Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing digital de O
Meninão Supermercado, localizado na cidade de Campina Grande/PB. No referencial teórico
abordaram-se conceitos como cibercultura e ciberespaço (LÉVY, 1999), os conceitos e os tipos
de marketing (KOTLER, 2017) (GABRIEL, 2010), além de apresentar uma breve evolução das
mídias digitais até a chegada das redes sociais (LAS CASAS, 2010) (ZANDAVALLE, 2018).
Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa enquadra-se como descritiva, tomando
como amostra o perfil do supermercado no Instagram (BRUYNE, 1991) (GIL, 2008). A
abordagem foi de natureza qualitativa, analisando os dados com caráter subjetivo. (MINAYO,
1994). Os dados analisados foram selecionados a partir do Instagram de O Meninão
Supermercado, com postagens selecionadas no período de 01/04/2022 a 29/06/2022. Os
resultados encontrados mostram que o engajamento é estimulado por meio de estratégias de
produção de conteúdo para um público definido e segmentado, com publicações que promovem
a interação, com maior engajamento através de vídeos com teor humorístico. Nessa perspectiva,
constata-se que a criatividade e simplicidade é o fator determinante para que esse perfil seja
engajado.
Descrição:
RODRIGUES, Mariana da Silva. Estratégias de marketing e produção de conteúdo no Instagram: uma análise do perfil de o meninão supermercado. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.