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A presente pesquisa, cuja tipologia consiste em um estudo de caso de abordagem qualitativa,
tem como objetivo geral investigar como dois professores de inglês (em formação inicial e
continuada) compreendem as abordagens e metodologias de ensino da língua-alvo utilizadas
em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública no interior da Paraíba. Para isso,
foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) identificar, no portfólio escrito pela
professora em formação inicial durante o Estágio Supervisionado (ES), registros que
evidenciam sua compreensão sobre como se deu o ensino de Língua Inglesa (LI) na turma
mencionada; ii) verificar, por meio de um questionário, a abordagem ou metodologia de
ensino utilizada pelo professor da escola nas aulas observadas; e iii) comparar as respostas
dadas pelos referidos professores quanto às práticas pedagógicas adotadas naquele contexto.
Como suporte teórico para a realização desta pesquisa, abordamos o histórico do ensino de LI
nas escolas do Brasil (MOACYR, 1936; MARQUES, 2021; RICHARDS; RODGERS,
2001), em seguida, discorremos sobre o ensino de LI na atualidade à luz da Base Nacional
Comum Curricular (BRASIL, 1996; BRASIL, 2018; GARCIA et al, 2016; TORRES;
TERRES, 2021) e, por fim, discutimos sobre o ensino contextualizado de LI (KATO;
KAWASAKI, 2011; LOBATO, 2008; ALBUQUERQUE, 2019; SILVA, 2014). Após a
análise dos fragmentos do portfólio juntamente com as respostas dadas pelo professor regente
através do questionário, constatamos que os registros no portfólio da professora em formação
inicial coincidiam com as características do ensino contextualizado e com a abordagem
comunicativa mencionados pelo professor, segundo o qual, o foco de ensino está na troca de
experiências entre os estudantes através da comunicação e sempre usando contextos e temas
para essa vivência. |
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