UEPB - Repositório Digital

O ensino contextualizado de língua inglesa na educação básica estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuada: estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Teixeira, Natalya Letycia da Nóbrega
dc.date.accessioned 2024-03-11T14:12:43Z
dc.date.available 2024-03-11T14:12:43Z
dc.date.issued 2023-06-27
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31101
dc.description TEIXEIRA, N. L. N. O ensino contextualizado de língua inglesa na educação básica estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuada: estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuada. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa, cuja tipologia consiste em um estudo de caso de abordagem qualitativa, tem como objetivo geral investigar como dois professores de inglês (em formação inicial e continuada) compreendem as abordagens e metodologias de ensino da língua-alvo utilizadas em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública no interior da Paraíba. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) identificar, no portfólio escrito pela professora em formação inicial durante o Estágio Supervisionado (ES), registros que evidenciam sua compreensão sobre como se deu o ensino de Língua Inglesa (LI) na turma mencionada; ii) verificar, por meio de um questionário, a abordagem ou metodologia de ensino utilizada pelo professor da escola nas aulas observadas; e iii) comparar as respostas dadas pelos referidos professores quanto às práticas pedagógicas adotadas naquele contexto. Como suporte teórico para a realização desta pesquisa, abordamos o histórico do ensino de LI nas escolas do Brasil (MOACYR, 1936; MARQUES, 2021; RICHARDS; RODGERS, 2001), em seguida, discorremos sobre o ensino de LI na atualidade à luz da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 1996; BRASIL, 2018; GARCIA et al, 2016; TORRES; TERRES, 2021) e, por fim, discutimos sobre o ensino contextualizado de LI (KATO; KAWASAKI, 2011; LOBATO, 2008; ALBUQUERQUE, 2019; SILVA, 2014). Após a análise dos fragmentos do portfólio juntamente com as respostas dadas pelo professor regente através do questionário, constatamos que os registros no portfólio da professora em formação inicial coincidiam com as características do ensino contextualizado e com a abordagem comunicativa mencionados pelo professor, segundo o qual, o foco de ensino está na troca de experiências entre os estudantes através da comunicação e sempre usando contextos e temas para essa vivência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua Inglesa pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Professores em formação pt_BR
dc.title O ensino contextualizado de língua inglesa na educação básica estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuada: estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta