Resumo:
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso uma criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA, em seu desenvolvimento comportamental, cognitivo e social, a partir da intervenção do Atendimento Terapêutico. Assim, o presente estudo tem como objetivo principal investigar as habilidades e competências adquiridas desta criança durante atendimento individualizado com terapeutas. Utilizamos como instrumento metodológico a observação in loco e a análise documental. As observações foram desenvolvidas no período de setembro de 2021 a março de 2022. Os documentos analisados foram relatórios produzidos pela Analísta Comportamental que acompanha a referida estudante e o Plano de Ensino Individual da escola. Os resultados demonstraram que a estudante observada durante o atendimento terapêutico conseguiu desenvolver a linguagem oral e escrita, o raciocínio lógico e as habilidades sociais. Concluímos que um atendimento terapêutico bem elaborado e executado consoante às necessidades educacionais de um estudante com TEA facilita o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Descrição:
COSTA, A. B. da. O atendimento terapêutico individualizado no processo de ensino-aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista - TEA: um estudo de caso. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.