Resumo:
A Educação Especial, sob a perspectiva Inclusiva contempla a diversidade mediante a práxis educativa, constituindo-se como viés imprescindível para atenuar as disparidades historicamente construídas por um padrão societário pautado na homogeneização do sistema de ensino. Este trabalho tem por objetivo investigar como o processo de inclusão está sendo realizado com as crianças/alunos com necessidades educacionais especiais no município de Olivedos– PB, a partir da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Trata-se de uma pesquisa Qualitativa Bibliográfica e empírica. As técnicas de produção de dados constituíram-se de Pesquisa Documental, a partir da análise das Leis que regem a Educação Especial na perspectiva Inclusiva, além de entrevistas semi-estruturadas com professoras e crianças/ alunos atendidos/as na SRM. Os dados produzidos foram analisados tendo por base a técnica de microanálise. Os resultados apontam vinculações entre os marcos legislativos e o aumento das matrículas no Ensino Regular caracterizando-se como indícios do processo de inclusão, sendo a Sala de SRM lócus onde se pode refletir sobre essa ação. As metas estabelecidas pelo PNE também são fundamentais para a construção de uma educação de qualidade para todos, no entanto, essas ainda não foram alcançadas implicando desafios na prática educativa. Aponta-se para a necessidade de recursos pedagógicos como meio que auxilia a prática inclusiva, bem como o estabelecimento de diálogo entre a Sala Regular e a Sala de Recursos.
Descrição:
MELO, V. F. de S. A educação especial na perspectiva inclusiva e as vinculações com a sala de recursos multifuncionais do município de Olivedos-PB. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.