UEPB - Repositório Digital

A educação especial na perspectiva inclusiva e as vinculações com a sala de recursos multifuncionais do município de Olivedos-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Vitoria Fernandes de Souza
dc.date.accessioned 2024-04-12T12:49:31Z
dc.date.available 2024-04-12T12:49:31Z
dc.date.issued 2022-12-14
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31183
dc.description MELO, V. F. de S. A educação especial na perspectiva inclusiva e as vinculações com a sala de recursos multifuncionais do município de Olivedos-PB. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Especial, sob a perspectiva Inclusiva contempla a diversidade mediante a práxis educativa, constituindo-se como viés imprescindível para atenuar as disparidades historicamente construídas por um padrão societário pautado na homogeneização do sistema de ensino. Este trabalho tem por objetivo investigar como o processo de inclusão está sendo realizado com as crianças/alunos com necessidades educacionais especiais no município de Olivedos– PB, a partir da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Trata-se de uma pesquisa Qualitativa Bibliográfica e empírica. As técnicas de produção de dados constituíram-se de Pesquisa Documental, a partir da análise das Leis que regem a Educação Especial na perspectiva Inclusiva, além de entrevistas semi-estruturadas com professoras e crianças/ alunos atendidos/as na SRM. Os dados produzidos foram analisados tendo por base a técnica de microanálise. Os resultados apontam vinculações entre os marcos legislativos e o aumento das matrículas no Ensino Regular caracterizando-se como indícios do processo de inclusão, sendo a Sala de SRM lócus onde se pode refletir sobre essa ação. As metas estabelecidas pelo PNE também são fundamentais para a construção de uma educação de qualidade para todos, no entanto, essas ainda não foram alcançadas implicando desafios na prática educativa. Aponta-se para a necessidade de recursos pedagógicos como meio que auxilia a prática inclusiva, bem como o estabelecimento de diálogo entre a Sala Regular e a Sala de Recursos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Recursos multifuncionais pt_BR
dc.title A educação especial na perspectiva inclusiva e as vinculações com a sala de recursos multifuncionais do município de Olivedos-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta