Resumo:
A população idosa tem crescido significativamente nos últimos anos. Trata-se de
uma faixa etária que demonstra interesse em aprender um segundo idioma, com o
intuito de atender suas necessidades. Desta forma, este trabalho tem como objetivo
discutir sobre a aprendizagem de uma língua estrangeira na terceira idade,
enfatizando o espanhol como língua-alvo, assim seguindo com o propósito de
apresentar os desafios enfrentados neste processo e propor possíveis estratégias de
ensino para lidar com estes alunos. Dessa maneira, discutiremos por meio de
contribuições que designam a aprendizagem de línguas no contexto geral, rumo às
discussões de ensino-aprendizagem de ELE para idosos. Assim, caracterizamos
essa investigação como qualitativa e bibliográfica, pois recorremos a diferentes
autores para discutir o assunto, que também se qualifica como um estudo aplicado,
por apresentar uma proposta didática com o objetivo de solucionar os problemas
expostos. Portanto, este estudo permitiu compreender que, apesar das mudanças
biológicas decorrentes do envelhecimento, mostramos que é possível um idoso aprendiz de uma segunda língua (L2) ter êxito na aprendizagem, podendo atingir um nível elevado da língua língua-alvo, que para isso é necessário está imerso em um contexto de aprendizagem adequado às suas particularidades.
Descrição:
LIMA, A. L. O. Enseñanza de ELE para adultos mayores: una propuesta didáctica. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.