UEPB - Repositório Digital

O estudante com TEA em tempos de pandemia: dificuldades no processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bu, Valdenice Gonçalves do
dc.date.accessioned 2024-04-17T11:38:24Z
dc.date.available 2024-04-17T11:38:24Z
dc.date.issued 2022-12-15
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31214
dc.description BU, V. G. O estudante com TEA em tempos de pandemia: dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica configura-se um desafio, principalmente pelas dificuldades em lidar com as heterogeneidades, uma vez que cada criança é única. Tendo em vista o contexto pandêmico e o ensino remoto, acredita-se que este não supriu as necessidades educacionais das crianças com TEA, interferindo no processo de ensinoaprendizagem. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar os impactos do ensino remoto durante a pandemia da Covid 19 para as crianças com TEA focando nas dificuldades encontradas pelos professores para desenvolver as atividades escolares de tais crianças durante a pandemia. Para a realização do processo metodológico utilizou-se entrevistas semi-estruturadas com uma professora do Ensino Fundamental e uma mãe de aluno com TEA do município de Esperança-PB. Essa entrevista teve como foco principal avaliar o desempenho do aluno com TEA, participante da presente pesquisa, durante a pandemia. Como resultados, observamos que o ponto positivo foi a questão de as famílias poderem acompanhar às crianças e o ponto negativo foi que boa parte das famílias não fez esse acompanhamento, o que prejudicou no avanço do processo de ensinoaprendizagem das crianças com TEA. Na questão da socialização, verificamos que o ensino remoto prejudicou bastante, visto que as aulas presenciais e o convívio com os outros alunos fazem com que os alunos com TEA aprendam a se socializar. Portanto,, evidenciamos como foi difícil o processo de ensino-aprendizagem das crianças com TEA, durante a pandemia, com o ensino remoto emergencial. No entanto, a participação do professor com práticas pedagógicas inclusivas foi essencial para o desenrolar das atividades, bem como o comprometimento dos pais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title O estudante com TEA em tempos de pandemia: dificuldades no processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta