Resumo:
A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação
básica configura-se um desafio, principalmente pelas dificuldades em lidar com as
heterogeneidades, uma vez que cada criança é única. Tendo em vista o contexto
pandêmico e o ensino remoto, acredita-se que este não supriu as necessidades
educacionais das crianças com TEA, interferindo no processo de ensinoaprendizagem. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar os impactos do
ensino remoto durante a pandemia da Covid 19 para as crianças com TEA focando
nas dificuldades encontradas pelos professores para desenvolver as atividades
escolares de tais crianças durante a pandemia. Para a realização do processo
metodológico utilizou-se entrevistas semi-estruturadas com uma professora do
Ensino Fundamental e uma mãe de aluno com TEA do município de Esperança-PB.
Essa entrevista teve como foco principal avaliar o desempenho do aluno com TEA,
participante da presente pesquisa, durante a pandemia. Como resultados,
observamos que o ponto positivo foi a questão de as famílias poderem acompanhar
às crianças e o ponto negativo foi que boa parte das famílias não fez esse
acompanhamento, o que prejudicou no avanço do processo de ensinoaprendizagem das crianças com TEA. Na questão da socialização, verificamos que
o ensino remoto prejudicou bastante, visto que as aulas presenciais e o convívio
com os outros alunos fazem com que os alunos com TEA aprendam a se socializar.
Portanto,, evidenciamos como foi difícil o processo de ensino-aprendizagem das
crianças com TEA, durante a pandemia, com o ensino remoto emergencial. No
entanto, a participação do professor com práticas pedagógicas inclusivas foi
essencial para o desenrolar das atividades, bem como o comprometimento dos pais.
Descrição:
BU, V. G. O estudante com TEA em tempos de pandemia: dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.