Resumo:
O presente artigo tem como finalidade analisar a importância da inclusão de tecnologias digitais no ensino de Língua Espanhola, utilizando o aplicativo Duolingo como recurso pedagógico. Para isso, realizamos uma breve discussão a respeito do percurso histórico dos métodos de ensino de idiomas, culminando na era pós-método e na necessidade de mudança metodológica no ensino de Língua Estrangeira. A partir disso, é válido reconhecer como o uso de jogos e aplicativos educacionais com a estratégia de gamificação pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de E/LE. Portanto, além de analisar o uso das tecnologias a favor do ensino, o artigo aponta para os professores uma reflexão sobre o que fazer e como fazer para desenvolver a ludicidade em sala de aula através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), levando em consideração o perfil do alunado, em contato com a utilidade e agilidade de tais recursos. Concluímos que o aplicativo Duolingo pode funcionar como elemento motivador na aula de E/LE, auxiliando no estímulo do interesse para o ensino e aprendizagem de uma segunda língua.
Descrição:
LIMA, R. F. S. A utilização do aplicativo Duolingo como recurso pedagógico no ensino de
língua espanhola. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade
Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.