Resumo:
O presente artigo tem por objetivo propor uma sugestão de intervenção didática adequada para
as aulas de ELE em turmas do 1° ano do ensino médio de escolas públicas, assim como mapear
e analisar, de forma crítica e reflexiva, a escolha dos métodos/abordagens utilizados nas práticas
pedagógicas de ensino de Língua Espanhola a partir das observações realizadas em uma turma
do 1° ano do ensino médio de uma escola pública do interior da Paraíba, durante as aulas de
estágio supervisionado I, e documentadas no relatório final de estágio I. Neste sentido,
realizamos uma breve discussão sobre a teoria behaviorista de aprendizagem direcionada à
aprendizagem de línguas, conceitos de métodos de ensino de LE e também do pós-método,
resultando numa proposta didática complementar. Partindo disso, é válido reconhecer a
importância do domínio assim como planejamento na adoção de um ou mais métodos voltados
ao ensino de ELE. Portanto, além de analisar os métodos de ensino assim como o perfil das
aulas observadas, este trabalho aponta o professor como ser autônomo na escolha das
ferramentas didáticas pedagógicas adotadas na sua prática docente. Concluímos que o professor
de ELE deve refletir sobre a sua prática pedagógica assim como sobre os métodos utilizados no
momento da aula ao ponto de criar autonomia sobre suas intervenções. Que a formação
continuada é primordial no exercício da docência e que o estágio supervisionado tem papel
decisivo na formação docente e na resolução da dicotomia entre teoria e prática.
Descrição:
ALMEIDA. J. K. S. Proposta didática para as aulas de ELE a partir das observações de Estágio I. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2022.