dc.contributor.author |
Almeida, João Kelvin Silva de |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-17T11:48:32Z |
|
dc.date.available |
2024-04-17T11:48:32Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-14 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.65 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31218 |
|
dc.description |
ALMEIDA. J. K. S. Proposta didática para as aulas de ELE a partir das observações de Estágio I. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem por objetivo propor uma sugestão de intervenção didática adequada para
as aulas de ELE em turmas do 1° ano do ensino médio de escolas públicas, assim como mapear
e analisar, de forma crítica e reflexiva, a escolha dos métodos/abordagens utilizados nas práticas
pedagógicas de ensino de Língua Espanhola a partir das observações realizadas em uma turma
do 1° ano do ensino médio de uma escola pública do interior da Paraíba, durante as aulas de
estágio supervisionado I, e documentadas no relatório final de estágio I. Neste sentido,
realizamos uma breve discussão sobre a teoria behaviorista de aprendizagem direcionada à
aprendizagem de línguas, conceitos de métodos de ensino de LE e também do pós-método,
resultando numa proposta didática complementar. Partindo disso, é válido reconhecer a
importância do domínio assim como planejamento na adoção de um ou mais métodos voltados
ao ensino de ELE. Portanto, além de analisar os métodos de ensino assim como o perfil das
aulas observadas, este trabalho aponta o professor como ser autônomo na escolha das
ferramentas didáticas pedagógicas adotadas na sua prática docente. Concluímos que o professor
de ELE deve refletir sobre a sua prática pedagógica assim como sobre os métodos utilizados no
momento da aula ao ponto de criar autonomia sobre suas intervenções. Que a formação
continuada é primordial no exercício da docência e que o estágio supervisionado tem papel
decisivo na formação docente e na resolução da dicotomia entre teoria e prática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Esp. Kaio César Pinheiro da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Método de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
Proposta didática para as aulas de ELE a partir das observações de estágio I |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |