UEPB - Repositório Digital

Proposta didática para as aulas de ELE a partir das observações de estágio I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, João Kelvin Silva de
dc.date.accessioned 2024-04-17T11:48:32Z
dc.date.available 2024-04-17T11:48:32Z
dc.date.issued 2022-12-14
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31218
dc.description ALMEIDA. J. K. S. Proposta didática para as aulas de ELE a partir das observações de Estágio I. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo propor uma sugestão de intervenção didática adequada para as aulas de ELE em turmas do 1° ano do ensino médio de escolas públicas, assim como mapear e analisar, de forma crítica e reflexiva, a escolha dos métodos/abordagens utilizados nas práticas pedagógicas de ensino de Língua Espanhola a partir das observações realizadas em uma turma do 1° ano do ensino médio de uma escola pública do interior da Paraíba, durante as aulas de estágio supervisionado I, e documentadas no relatório final de estágio I. Neste sentido, realizamos uma breve discussão sobre a teoria behaviorista de aprendizagem direcionada à aprendizagem de línguas, conceitos de métodos de ensino de LE e também do pós-método, resultando numa proposta didática complementar. Partindo disso, é válido reconhecer a importância do domínio assim como planejamento na adoção de um ou mais métodos voltados ao ensino de ELE. Portanto, além de analisar os métodos de ensino assim como o perfil das aulas observadas, este trabalho aponta o professor como ser autônomo na escolha das ferramentas didáticas pedagógicas adotadas na sua prática docente. Concluímos que o professor de ELE deve refletir sobre a sua prática pedagógica assim como sobre os métodos utilizados no momento da aula ao ponto de criar autonomia sobre suas intervenções. Que a formação continuada é primordial no exercício da docência e que o estágio supervisionado tem papel decisivo na formação docente e na resolução da dicotomia entre teoria e prática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Kaio César Pinheiro da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.subject Método de ensino pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Proposta didática para as aulas de ELE a partir das observações de estágio I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta