Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar os artigos que abordam a educação
infantil publicados na Revista Educação Inclusiva (REIN) e suas implicações na
aprendizagem das crianças, ou seja, mostrar como a ação acontece dentro da sala
de aula. Percebe-se que a questão metodológica pode perpassar por toda a vida
gerando inclusive a promoção na infância no processo de ensino-aprendizagem.
Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica. O estudo foi
realizado a partir da revisão bibliográfica no sentido de entendermos como os temas
abordados repercutem no âmbito social e escolar. Ou seja, visualizar o que está
relacionado a este tipo de aprendizagens partindo das temáticas analisadas. Enfim,
a partir dos estudos realizados e os conhecimentos adquiridos sobre a capoeira e
consequentemente a cultura afrodescendente, a fruição da leitura, o lúdico na
Educação Infantil (EI), concluiu-se que, a comunidade escolar muitas vezes está
ainda focadana metodologia tradicional sem espaço para as mudanças, causando
enormes danos aos aspectos cognitivos eà criatividade dos indivíduos.
Descrição:
SILVA, N. F. N. da. A educação infantil nas linhas da Revista Educação Inclusiva - REIN: periódicos em foco. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.