Resumo:
A aprendizagem por meio do uso das redes sociais é cada vez mais evidente hoje em dia. Com o crescimento de aplicativos como Instagram e TikTok, existe a possibilidade de explorá-los de outras formas para que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de um novo idioma. Com isso, a presente pesquisa se apoia no objetivo geral de investigar como essas redes sociais podem ajudar na aquisição de idiomas. Temos como objetivos específicos: i) contribuir para uma maior visibilidade da aprendizagem por meio das mídias sociais, e ii) propor uma aula por meio das "redes sociais" como recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de LE. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que é a análise de materiais publicados, como dissertações e artigos. Com base em opiniões de estudiosos sobre o assunto, como Cerra (2019) Las Redes Sociales y el Aprendizaje de la Lengua Extranjera, Moya (2012) Las redes sociales en la enseñanza de ELE: Retos y Propuestas, Montero (2022) Aprendizajes no TikTok e Estaire Y Zanón (1990) El diseño de unidades didácticas mediante tareas en la clase de español. Entre outros autores. Com isso, temos a proposta didática como objetivo final do trabalho, que utiliza essas redes sociais como recursos complementares ao ensino tradicional, em que se pretende explorar o potencial dessas redes como recursos, uma vez que estará proporcionando aos alunos uma experiência interativa e dinâmica de aprendizagem de idiomas. Por fim, é importante ressaltar que o uso das redes sociais para o aprendizado de idiomas não substitui as aulas tradicionais, mas pode ser um recurso complementar valioso, pois o estudo do uso das redes sociais para o ensino e o aprendizado de um novo idioma é uma área com muito potencial para crescer em pesquisas nos próximos anos.
Descrição:
SOUSA, M. F. L. H. El uso de las redes sociales en la enseñanza y aprendizaje de ELE. 2023, 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.