UEPB - Repositório Digital

A (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Brenda Daniela Paiva da
dc.date.accessioned 2024-04-22T10:46:33Z
dc.date.available 2024-04-22T10:46:33Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31245
dc.description SILVA, B. D. P. A (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Desde o surgimento da humanidade, a deficiência é uma questão a ser refletida, pois cada época, contexto histórico e social se mostram inerentes a essa discussão, por se tratar de um questionamento importante que consiste na ideia de que a inclusão é um assunto que pertence a todos, como também nos proporcionam questionamentos que nos levam a analisar as nossas práticas enquanto educadores, além de nos trazer a convicção de que a deficiência não é uma dificuldade, pelo contrário a civilização precisa se modificar, a começar pela conscientização das pessoas de que a própria sociedade que limita os indivíduos que a constitui. O presente artigo busca compreender formas de construir práticas pedagógicas inclusivas. Para isso se utilizou de pesquisa bibliográfica, como análise de artigos científicos. Em consonância com a necessidade de mudanças atitudinais dos professores que assumem práticas pedagógicas inclusivas para melhor atender seus alunos em processo de inclusão. Este estudo se debruçou sobre a temática da (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula e como construir práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), visto que o reconhecimento que a diferença faz parte da constituição do ser humano, permitindo examinar os modelos educacionais pautados na concepção de padronizar o processo de ensino e de aprendizagem, que resultam em práticas pedagógicas excludentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Práticas inclusivas pt_BR
dc.title A (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta