dc.contributor.author |
Silva, Brenda Daniela Paiva da |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-22T10:46:33Z |
|
dc.date.available |
2024-04-22T10:46:33Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31245 |
|
dc.description |
SILVA, B. D. P. A (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Desde o surgimento da humanidade, a deficiência é uma questão a ser refletida, pois
cada época, contexto histórico e social se mostram inerentes a essa discussão, por
se tratar de um questionamento importante que consiste na ideia de que a inclusão é
um assunto que pertence a todos, como também nos proporcionam questionamentos
que nos levam a analisar as nossas práticas enquanto educadores, além de nos trazer
a convicção de que a deficiência não é uma dificuldade, pelo contrário a civilização
precisa se modificar, a começar pela conscientização das pessoas de que a própria
sociedade que limita os indivíduos que a constitui. O presente artigo busca
compreender formas de construir práticas pedagógicas inclusivas. Para isso se
utilizou de pesquisa bibliográfica, como análise de artigos científicos. Em consonância
com a necessidade de mudanças atitudinais dos professores que assumem práticas
pedagógicas inclusivas para melhor atender seus alunos em processo de inclusão.
Este estudo se debruçou sobre a temática da (in)visibilidade da criança com
deficiência em sala de aula e como construir práticas pedagógicas inclusivas a partir
do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), visto que o reconhecimento que a
diferença faz parte da constituição do ser humano, permitindo examinar os modelos
educacionais pautados na concepção de padronizar o processo de ensino e de
aprendizagem, que resultam em práticas pedagógicas excludentes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas inclusivas |
pt_BR |
dc.title |
A (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |