Resumo:
Desde o surgimento da humanidade, a deficiência é uma questão a ser refletida, pois
cada época, contexto histórico e social se mostram inerentes a essa discussão, por
se tratar de um questionamento importante que consiste na ideia de que a inclusão é
um assunto que pertence a todos, como também nos proporcionam questionamentos
que nos levam a analisar as nossas práticas enquanto educadores, além de nos trazer
a convicção de que a deficiência não é uma dificuldade, pelo contrário a civilização
precisa se modificar, a começar pela conscientização das pessoas de que a própria
sociedade que limita os indivíduos que a constitui. O presente artigo busca
compreender formas de construir práticas pedagógicas inclusivas. Para isso se
utilizou de pesquisa bibliográfica, como análise de artigos científicos. Em consonância
com a necessidade de mudanças atitudinais dos professores que assumem práticas
pedagógicas inclusivas para melhor atender seus alunos em processo de inclusão.
Este estudo se debruçou sobre a temática da (in)visibilidade da criança com
deficiência em sala de aula e como construir práticas pedagógicas inclusivas a partir
do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), visto que o reconhecimento que a
diferença faz parte da constituição do ser humano, permitindo examinar os modelos
educacionais pautados na concepção de padronizar o processo de ensino e de
aprendizagem, que resultam em práticas pedagógicas excludentes.
Descrição:
SILVA, B. D. P. A (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.