Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar quais os desafios enfrentados pelos professores no processo de alfabetização e letramento com a volta das aulas presenciais em decorrência da pandemia do Covid-19, compreendendo como tem ocorrido o processo de aprendizagem dos alunos com as aulas remotas durante a crise. Este trabalho fez uso da revisão bibliográfica, uma ferramenta indispensável para revisão dos conceitos e utilizou a pesquisa de corte transversal, do tipo aplicada com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desempenhada através da aplicação de um questionário composto por quinze perguntas, realizado no período de novembro de 2022. A população deste estudo foi constituída por professores alfabetizadores da unidade básica de ensino, sendo a amostra do tipo não probabilística. Foi realizado um recrutamento via rede social WhatsApp, onde os Professores selecionados atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. A partir das informações apuradas, foi possível verificar que o ensino à distância mostrou-se capaz de propagar o conhecimento através dos recursos digitais, porém dado as diferentes realidades de cada família/aluno, as aulas remotas causaram atrasos nos desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em consenso com os estudos bibliográficos vistos. A rotina que a escola proporciona fez falta no período de ensino remoto emergencial e a restauração no retorno às aulas presenciais foi outro desafio para a rede de ensino, crianças e familiares, dotada de muitas incertezas quanto aos protocolos e estrutura para receber os alunos, além das estratégias educacionais para a adaptabilidade do efetivo ensino da alfabetização e letramento das crianças.
Descrição:
CAROCA, R. S. Alfabetização e letramento pós ensino remoto: uma análise das principais dificuldades que os professores vêm enfrentando em decorrência da pandemia do covid-19. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.