UEPB - Repositório Digital

Alfabetização e letramento pós ensino remoto: uma análise das principais dificuldades que os professores vêm enfrentando em decorrência da pandemia do covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Caroca, Renata da Silva
dc.date.accessioned 2024-04-24T11:33:41Z
dc.date.available 2024-04-24T11:33:41Z
dc.date.issued 2023-03-15
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31257
dc.description CAROCA, R. S. Alfabetização e letramento pós ensino remoto: uma análise das principais dificuldades que os professores vêm enfrentando em decorrência da pandemia do covid-19. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo investigar quais os desafios enfrentados pelos professores no processo de alfabetização e letramento com a volta das aulas presenciais em decorrência da pandemia do Covid-19, compreendendo como tem ocorrido o processo de aprendizagem dos alunos com as aulas remotas durante a crise. Este trabalho fez uso da revisão bibliográfica, uma ferramenta indispensável para revisão dos conceitos e utilizou a pesquisa de corte transversal, do tipo aplicada com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desempenhada através da aplicação de um questionário composto por quinze perguntas, realizado no período de novembro de 2022. A população deste estudo foi constituída por professores alfabetizadores da unidade básica de ensino, sendo a amostra do tipo não probabilística. Foi realizado um recrutamento via rede social WhatsApp, onde os Professores selecionados atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. A partir das informações apuradas, foi possível verificar que o ensino à distância mostrou-se capaz de propagar o conhecimento através dos recursos digitais, porém dado as diferentes realidades de cada família/aluno, as aulas remotas causaram atrasos nos desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em consenso com os estudos bibliográficos vistos. A rotina que a escola proporciona fez falta no período de ensino remoto emergencial e a restauração no retorno às aulas presenciais foi outro desafio para a rede de ensino, crianças e familiares, dotada de muitas incertezas quanto aos protocolos e estrutura para receber os alunos, além das estratégias educacionais para a adaptabilidade do efetivo ensino da alfabetização e letramento das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Rosemary Alves de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Pandemia Covid-19 pt_BR
dc.title Alfabetização e letramento pós ensino remoto: uma análise das principais dificuldades que os professores vêm enfrentando em decorrência da pandemia do covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta