Resumo:
No Brasil, o ensino de língua inglesa na educação básica é alvo de diversas investigações, visto que o inglês é amplamente utilizado como língua de comunicação internacional em muitos setores, incluindo negócios, tecnologia, ciência e turismo. O livro didático é uma das principais ferramentas que um professor pode utilizar, muito embora outros materiais e recursos também possam ser utilizados para complementar o ensino. O objetivo deste estudo é compreender quais são as concepções de ensino de língua presentes em um material de Língua Inglesa para o ensino fundamental. Desta forma, nosso aporte teórico é composto por métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras (LE) (SARMENTO; LAMBERTS, 2016; BRANDEN, 2006); e materiais didáticos em aulas de LE (RICHARDS, 2002. RAMOS, 2009). Esta pesquisa está inserida no paradigma interpretativista (MOREIRA; CALEFFE, 2006) e nos estudos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996). O nosso objeto de investigação consiste em dois livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, que tiveram a sua 1° edição lançada em 2018 pela editora SOMOS Educação. Especificamente, analisamos duas seções dos livros, intituladas Language Work e Language Usage. Através do estudo e análise realizados, concluímos que as atividades dos livros são de natureza predominantemente estrutural.
Descrição:
SILVA, M. J. M. Entre tirinhas e tabelas: concepções de ensino de línguas em livros didáticos de inglês do ensino fundamental. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.