dc.contributor.author |
Silva, Marcone Jean Medeiros |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-24T13:12:41Z |
|
dc.date.available |
2024-04-24T13:12:41Z |
|
dc.date.issued |
2023-03-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.652 1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31266 |
|
dc.description |
SILVA, M. J. M. Entre tirinhas e tabelas: concepções de ensino de línguas em livros didáticos de inglês do ensino fundamental. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No Brasil, o ensino de língua inglesa na educação básica é alvo de diversas investigações, visto que o inglês é amplamente utilizado como língua de comunicação internacional em muitos setores, incluindo negócios, tecnologia, ciência e turismo. O livro didático é uma das principais ferramentas que um professor pode utilizar, muito embora outros materiais e recursos também possam ser utilizados para complementar o ensino. O objetivo deste estudo é compreender quais são as concepções de ensino de língua presentes em um material de Língua Inglesa para o ensino fundamental. Desta forma, nosso aporte teórico é composto por métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras (LE) (SARMENTO; LAMBERTS, 2016; BRANDEN, 2006); e materiais didáticos em aulas de LE (RICHARDS, 2002. RAMOS, 2009). Esta pesquisa está inserida no paradigma interpretativista (MOREIRA; CALEFFE, 2006) e nos estudos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996). O nosso objeto de investigação consiste em dois livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, que tiveram a sua 1° edição lançada em 2018 pela editora SOMOS Educação. Especificamente, analisamos duas seções dos livros, intituladas Language Work e Language Usage. Através do estudo e análise realizados, concluímos que as atividades dos livros são de natureza predominantemente estrutural. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Ana Beatriz Miranda Jorge |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua estrangeira |
pt_BR |
dc.title |
Entre tirinhas e tabelas: concepções de ensino de línguas em livros didáticos de inglês do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |