UEPB - Repositório Digital

Entre tirinhas e tabelas: concepções de ensino de línguas em livros didáticos de inglês do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Marcone Jean Medeiros
dc.date.accessioned 2024-04-24T13:12:41Z
dc.date.available 2024-04-24T13:12:41Z
dc.date.issued 2023-03-10
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31266
dc.description SILVA, M. J. M. Entre tirinhas e tabelas: concepções de ensino de línguas em livros didáticos de inglês do ensino fundamental. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract No Brasil, o ensino de língua inglesa na educação básica é alvo de diversas investigações, visto que o inglês é amplamente utilizado como língua de comunicação internacional em muitos setores, incluindo negócios, tecnologia, ciência e turismo. O livro didático é uma das principais ferramentas que um professor pode utilizar, muito embora outros materiais e recursos também possam ser utilizados para complementar o ensino. O objetivo deste estudo é compreender quais são as concepções de ensino de língua presentes em um material de Língua Inglesa para o ensino fundamental. Desta forma, nosso aporte teórico é composto por métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras (LE) (SARMENTO; LAMBERTS, 2016; BRANDEN, 2006); e materiais didáticos em aulas de LE (RICHARDS, 2002. RAMOS, 2009). Esta pesquisa está inserida no paradigma interpretativista (MOREIRA; CALEFFE, 2006) e nos estudos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996). O nosso objeto de investigação consiste em dois livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, que tiveram a sua 1° edição lançada em 2018 pela editora SOMOS Educação. Especificamente, analisamos duas seções dos livros, intituladas Language Work e Language Usage. Através do estudo e análise realizados, concluímos que as atividades dos livros são de natureza predominantemente estrutural. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Ana Beatriz Miranda Jorge pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.title Entre tirinhas e tabelas: concepções de ensino de línguas em livros didáticos de inglês do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta