Resumo:
A presente pesquisa consiste na análise do Livro Didático de Língua Portuguesa: Se liga nas linguagens: Português, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, 2020 - 1º ano do Ensino Médio, especificamente, o capítulo 17, e algumas propostas de atividades. Optou-se pelo material didático, por ser um recurso pedagógico imprescindível e estar muito presente nas salas de aula. Diante da necessidade de inclusão da modalidade oral nas escolas, objetivou – se por analisar a prática da oralidade está sendo abordada no ensino, particularmente, no Livro Didático de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos propostos
foram elencados da seguinte forma: a) verificar se os gêneros orais formais são trabalhados no Livro Didático; b) observar a abordagem das propostas de atividades; c) refletir sobre as contribuições do Livro Didático para o desenvolvimento do ensino da modalidade oral nas aulas de Português. Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Marcuschi (2007), Castilho (2000), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. O presente estudo consiste em um procedimento metodológico de natureza qualitativa. Do ponto de vista dos
objetivos, contempla a pesquisa exploratória, com enfoque na pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos verificaram a pouca atenção dada a modalidade oral no ensino e a necessidade de abordagem da oralidade no Livro Didático em análise, no que concerne à presença de gêneros orais formais.
Descrição:
ARAÚJO, M. A. O ensino da oralidade na aula de português: reflexões da Língua falada em um livro didático do 1º ano do ensino médio. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.