UEPB - Repositório Digital

O ensino da oralidade na aula de português: reflexões da língua falada em um livro didático do 1º ano do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Mikaele Aparecida
dc.date.accessioned 2024-04-24T13:20:18Z
dc.date.available 2024-04-24T13:20:18Z
dc.date.issued 2023-03-20
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31269
dc.description ARAÚJO, M. A. O ensino da oralidade na aula de português: reflexões da Língua falada em um livro didático do 1º ano do ensino médio. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa consiste na análise do Livro Didático de Língua Portuguesa: Se liga nas linguagens: Português, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, 2020 - 1º ano do Ensino Médio, especificamente, o capítulo 17, e algumas propostas de atividades. Optou-se pelo material didático, por ser um recurso pedagógico imprescindível e estar muito presente nas salas de aula. Diante da necessidade de inclusão da modalidade oral nas escolas, objetivou – se por analisar a prática da oralidade está sendo abordada no ensino, particularmente, no Livro Didático de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos propostos foram elencados da seguinte forma: a) verificar se os gêneros orais formais são trabalhados no Livro Didático; b) observar a abordagem das propostas de atividades; c) refletir sobre as contribuições do Livro Didático para o desenvolvimento do ensino da modalidade oral nas aulas de Português. Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Marcuschi (2007), Castilho (2000), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. O presente estudo consiste em um procedimento metodológico de natureza qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos, contempla a pesquisa exploratória, com enfoque na pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos verificaram a pouca atenção dada a modalidade oral no ensino e a necessidade de abordagem da oralidade no Livro Didático em análise, no que concerne à presença de gêneros orais formais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Dalva Lobão Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino de português pt_BR
dc.title O ensino da oralidade na aula de português: reflexões da língua falada em um livro didático do 1º ano do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta