Resumo:
O reforço escolar, a recomposição de aprendizagem ou recuperação de aprendizagem, nomenclaturas que utilizamos durante o estudo caracterizam-se por proposições pedagógicas sistemáticas que visam minimizar deficiências cognitivas em qualquer etapa de ensino, de um período regular de estudos. Partindo desse pressuposto o objetivo deste trabalho foi identificar o déficit de aprendizagem escolar dos alunos de uma turma de 3º ano de uma escola pública do município de Boqueirão, no estado da Paraíba, A metodologia definida para a pesquisa possibilitou percorrermos o caminho de realização de reuniões com a equipe escolar e as famílias das crianças que deram suporte a nossa prática de observação e preparação de materiais lúdicos e digitais e desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula com as crianças, baseadas nas concepções de alfabetização das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosk (1984), em seus estudos sobre a Psicogênese da Língua Escrita. De acordo com os dados coletados que deram suporte a reflexão e a análise do estudo, identificamos melhoria no rendimento cognitivo das crianças, proposto para o período de reforço
Descrição:
REGO, I. C. P. O reforço escolar como auxílio aprendizagem no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos inicias pós-pandemia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.