UEPB - Repositório Digital

O reforço escolar como auxílio aprendizagem no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos inicias pós-pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rego, Islayne Caroline Pereira
dc.date.accessioned 2024-04-25T12:44:01Z
dc.date.available 2024-04-25T12:44:01Z
dc.date.issued 2022-12-12
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31282
dc.description REGO, I. C. P. O reforço escolar como auxílio aprendizagem no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos inicias pós-pandemia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O reforço escolar, a recomposição de aprendizagem ou recuperação de aprendizagem, nomenclaturas que utilizamos durante o estudo caracterizam-se por proposições pedagógicas sistemáticas que visam minimizar deficiências cognitivas em qualquer etapa de ensino, de um período regular de estudos. Partindo desse pressuposto o objetivo deste trabalho foi identificar o déficit de aprendizagem escolar dos alunos de uma turma de 3º ano de uma escola pública do município de Boqueirão, no estado da Paraíba, A metodologia definida para a pesquisa possibilitou percorrermos o caminho de realização de reuniões com a equipe escolar e as famílias das crianças que deram suporte a nossa prática de observação e preparação de materiais lúdicos e digitais e desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula com as crianças, baseadas nas concepções de alfabetização das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosk (1984), em seus estudos sobre a Psicogênese da Língua Escrita. De acordo com os dados coletados que deram suporte a reflexão e a análise do estudo, identificamos melhoria no rendimento cognitivo das crianças, proposto para o período de reforço pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Eliane de Moura Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Reforço escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Rendimento cognitivo pt_BR
dc.title O reforço escolar como auxílio aprendizagem no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos inicias pós-pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta