Resumo:
O presente trabalho tem como temática central a discussão sobre a importância da educação
inclusiva na rede pública de ensino e a relevância dos profissionais de apoio escolar no
desenvolvimento dessa modalidade de educação. Tem como objetivo principal refletir sobre os
desafios que envolvem a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino, bem
como sobre a importância dos profissionais de apoio escolar para a efetivação da educação, em
uma perspectiva inclusiva. Em termos metodológicos, configura-se como um relato de
experiência, visto que busca descrever as experiências vivenciadas pela pesquisadora como
profissional de apoio junto a uma criança com Síndrome de Down (SD), em uma creche do
município de Queimadas/PB. O presente artigo trata-se de uma pesquisa documental e
bibliográfica. Quanto ao referencial teórico, utilizamos autores que discutem sobre educação
inclusiva como Wolery e Wilbers (1994), Pupo e Bezerra (2018), entre outros. Também nos
baseamos na legislação vigente, que rege a educação inclusiva brasileira, especialmente a Lei
nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), e a Lei nº 13.146/15,
Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
Descrição:
LIMA, L. C. F. Os desafios da educação inclusiva na escola pública e a importância dos Profissionais de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE): relato de experiência .2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.