UEPB - Repositório Digital

Os desafios da educação inclusiva na escola pública e a importância dos Profissionais de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE): relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Larissa Conceição Ferreira de
dc.date.accessioned 2024-04-25T13:54:08Z
dc.date.available 2024-04-25T13:54:08Z
dc.date.issued 2022-12-12
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31291
dc.description LIMA, L. C. F. Os desafios da educação inclusiva na escola pública e a importância dos Profissionais de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE): relato de experiência .2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como temática central a discussão sobre a importância da educação inclusiva na rede pública de ensino e a relevância dos profissionais de apoio escolar no desenvolvimento dessa modalidade de educação. Tem como objetivo principal refletir sobre os desafios que envolvem a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino, bem como sobre a importância dos profissionais de apoio escolar para a efetivação da educação, em uma perspectiva inclusiva. Em termos metodológicos, configura-se como um relato de experiência, visto que busca descrever as experiências vivenciadas pela pesquisadora como profissional de apoio junto a uma criança com Síndrome de Down (SD), em uma creche do município de Queimadas/PB. O presente artigo trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. Quanto ao referencial teórico, utilizamos autores que discutem sobre educação inclusiva como Wolery e Wilbers (1994), Pupo e Bezerra (2018), entre outros. Também nos baseamos na legislação vigente, que rege a educação inclusiva brasileira, especialmente a Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), e a Lei nº 13.146/15, Lei Brasileira de Inclusão (LBI). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elisabete Carlos do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.title Os desafios da educação inclusiva na escola pública e a importância dos Profissionais de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE): relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta