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O presente trabalho tem por objetivo geral, refletir os efeitos do ensino remoto no
aprendizado dos alunos do 6º ano do fundamental II, sob a perspectiva dos docentes
do componente de Língua Portuguesa de uma escola municipal localizada na cidade
de Pedra Lavrada-PB. Mas especificamente, investigar os problemas enfrentados
pelos professores no ensino no período pós pandêmico e compreender as principais
lacunas deixadas pela pandemia no aprendizado das turmas da primeira série do
fundamental II no âmbito da leitura e escrita. Desta forma, este artigo foi
desenvolvido a partir de um estudo qualitativo de base exploratória e está
fundamentada nas obras de alguns teóricos(as), entre eles(as), Antunes (2003),
Castro et al (2015), Lopes (2020), Lacerda e Greco Junior (2021) e os documentos
oficiais sobre o ensino como PCNs. Após a análise das entrevistas com os
professores, concluímos que o ensino remoto teve problemas, visto o imediatismo
que existiu para colocá-lo em prática, porém, foi uma alternativa eficaz para que a
educação não ficasse estagnada de 2020 a 2021. Em face disso, percebeu-se que
os alunos que tiveram acesso à internet e as tecnologias da informação para
acompanhar as aulas online, bem como os que foram devidamente auxiliados pelas
famílias, conseguiram desenvolver seu aprendizado dentro do possível. Sendo
assim, embora o ensino remoto tenha sido problemático, podemos considerá-lo um
aliado da educação nesses dois anos de pandemia. |
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