UEPB - Repositório Digital

Uma análise do ensino na pós-pandemia nas turmas do sexto ano do ensino fundamental II na perspectiva dos docentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souto, Adriana Marcia de Pontes
dc.date.accessioned 2024-04-25T13:58:34Z
dc.date.available 2024-04-25T13:58:34Z
dc.date.issued 2023-03-16
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31293
dc.description SOUTO, A. M. P. Uma análise do ensino na pós pandemia nas turmas do sexto ano do ensino fundamental II na perspectiva dos docentes. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo geral, refletir os efeitos do ensino remoto no aprendizado dos alunos do 6º ano do fundamental II, sob a perspectiva dos docentes do componente de Língua Portuguesa de uma escola municipal localizada na cidade de Pedra Lavrada-PB. Mas especificamente, investigar os problemas enfrentados pelos professores no ensino no período pós pandêmico e compreender as principais lacunas deixadas pela pandemia no aprendizado das turmas da primeira série do fundamental II no âmbito da leitura e escrita. Desta forma, este artigo foi desenvolvido a partir de um estudo qualitativo de base exploratória e está fundamentada nas obras de alguns teóricos(as), entre eles(as), Antunes (2003), Castro et al (2015), Lopes (2020), Lacerda e Greco Junior (2021) e os documentos oficiais sobre o ensino como PCNs. Após a análise das entrevistas com os professores, concluímos que o ensino remoto teve problemas, visto o imediatismo que existiu para colocá-lo em prática, porém, foi uma alternativa eficaz para que a educação não ficasse estagnada de 2020 a 2021. Em face disso, percebeu-se que os alunos que tiveram acesso à internet e as tecnologias da informação para acompanhar as aulas online, bem como os que foram devidamente auxiliados pelas famílias, conseguiram desenvolver seu aprendizado dentro do possível. Sendo assim, embora o ensino remoto tenha sido problemático, podemos considerá-lo um aliado da educação nesses dois anos de pandemia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Uma análise do ensino na pós-pandemia nas turmas do sexto ano do ensino fundamental II na perspectiva dos docentes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta