Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo geral, refletir os efeitos do ensino remoto no
aprendizado dos alunos do 6º ano do fundamental II, sob a perspectiva dos docentes
do componente de Língua Portuguesa de uma escola municipal localizada na cidade
de Pedra Lavrada-PB. Mas especificamente, investigar os problemas enfrentados
pelos professores no ensino no período pós pandêmico e compreender as principais
lacunas deixadas pela pandemia no aprendizado das turmas da primeira série do
fundamental II no âmbito da leitura e escrita. Desta forma, este artigo foi
desenvolvido a partir de um estudo qualitativo de base exploratória e está
fundamentada nas obras de alguns teóricos(as), entre eles(as), Antunes (2003),
Castro et al (2015), Lopes (2020), Lacerda e Greco Junior (2021) e os documentos
oficiais sobre o ensino como PCNs. Após a análise das entrevistas com os
professores, concluímos que o ensino remoto teve problemas, visto o imediatismo
que existiu para colocá-lo em prática, porém, foi uma alternativa eficaz para que a
educação não ficasse estagnada de 2020 a 2021. Em face disso, percebeu-se que
os alunos que tiveram acesso à internet e as tecnologias da informação para
acompanhar as aulas online, bem como os que foram devidamente auxiliados pelas
famílias, conseguiram desenvolver seu aprendizado dentro do possível. Sendo
assim, embora o ensino remoto tenha sido problemático, podemos considerá-lo um
aliado da educação nesses dois anos de pandemia.
Descrição:
SOUTO, A. M. P. Uma análise do ensino na pós pandemia nas turmas do sexto ano do ensino fundamental II na perspectiva dos docentes. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.