Resumo:
Esta pesquisa é uma análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de uma
licenciatura em Letras Inglês de uma universidade do estado da Paraíba, visando
debater sobre as competências socioemocionais na formação docente, motivados
pelas reflexões obtidas no componente curricular de Estágio Supervisionado I. Desta
forma, temos como objetivo geral investigar, através da análise do PPC do curso de
Letras Inglês, se a formação inicial de professores contempla, em sua carga horária,
componentes que visam incentivar a desenvoltura das competências socioemocionais
dos professores em formação, para melhor lidar com situações que serão encaradas
na sua futura docência, e quais possíveis implicações. Para alcance do objetivo geral,
foram traçados outros dois objetivos específicos, sendo eles: a) Identificar as seções
do PPC que contemplam os saberes e competências para a formação docente; b)
Discutir as possíveis implicações socioemocionais desses saberes na futura atuação
de professores de Inglês em formação. Sobre os procedimentos metodológicos, foi
realizada uma releitura e análise de cunho documental (MOREIRA; CALEFFE, 2006),
qualitativa (GIL, 2002), descritiva (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), que lida com
Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996). Para atingir nossos objetivos utilizamos
teorias sobre currículo, competências docentes, e saberes e competências
socioemocionais, seguindo autores como Sacristán (2013), Tardif (2000), Perrenoud
(2002), entre outros. Nesta pesquisa, buscamos analisar as competências docentes,
presentes na formação inicial e, através das reflexões sobre currículo e competências
socioemocionais, propor alternativas para o desenvolvimento de tais competências,
nos professores, durante sua formação inicial e continuada.
Descrição:
OLIVEIRA, K. M. G. As Competências socioemocionais do professor em formação: uma análise do currículo de um curso de licenciatura em letras inglês. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.