UEPB - Repositório Digital

As competências socioemocionais do professor em formação: uma análise do currículo de um curso de licenciatura em letras inglês

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Késsia Maria Guimarães de
dc.date.accessioned 2024-04-25T14:35:44Z
dc.date.available 2024-04-25T14:35:44Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31303
dc.description OLIVEIRA, K. M. G. As Competências socioemocionais do professor em formação: uma análise do currículo de um curso de licenciatura em letras inglês. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa é uma análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de uma licenciatura em Letras Inglês de uma universidade do estado da Paraíba, visando debater sobre as competências socioemocionais na formação docente, motivados pelas reflexões obtidas no componente curricular de Estágio Supervisionado I. Desta forma, temos como objetivo geral investigar, através da análise do PPC do curso de Letras Inglês, se a formação inicial de professores contempla, em sua carga horária, componentes que visam incentivar a desenvoltura das competências socioemocionais dos professores em formação, para melhor lidar com situações que serão encaradas na sua futura docência, e quais possíveis implicações. Para alcance do objetivo geral, foram traçados outros dois objetivos específicos, sendo eles: a) Identificar as seções do PPC que contemplam os saberes e competências para a formação docente; b) Discutir as possíveis implicações socioemocionais desses saberes na futura atuação de professores de Inglês em formação. Sobre os procedimentos metodológicos, foi realizada uma releitura e análise de cunho documental (MOREIRA; CALEFFE, 2006), qualitativa (GIL, 2002), descritiva (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), que lida com Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996). Para atingir nossos objetivos utilizamos teorias sobre currículo, competências docentes, e saberes e competências socioemocionais, seguindo autores como Sacristán (2013), Tardif (2000), Perrenoud (2002), entre outros. Nesta pesquisa, buscamos analisar as competências docentes, presentes na formação inicial e, através das reflexões sobre currículo e competências socioemocionais, propor alternativas para o desenvolvimento de tais competências, nos professores, durante sua formação inicial e continuada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Ana Beatriz Miranda Jorge pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Competências docentes pt_BR
dc.subject Competências socioemocionais pt_BR
dc.title As competências socioemocionais do professor em formação: uma análise do currículo de um curso de licenciatura em letras inglês pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta