Resumo:
O presente estudo realiza uma análise crítica da experiência com o gênero literário cordel,
através de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 6º ano do ensino
fundamental, em uma escola pública do município de Alcantil-PB. O objetivo central da
experiência desenvolvida foi analisar o desempenho dos alunos na leitura e produção do gênero
cordel, a partir de atividades propostas. A pesquisa realizada corresponde a uma pesquisa-ação,
a partir de uma sequência didática com o propósito de responder à questão problema sobre:
Qual a recepção dos alunos do 6º ano de um trabalho de leitura e produção de cordéis a partir
de lendas folclóricas?. Como pressuposto teórico utilizamos Cosson (2009), Abreu (2006),
Freire (2002), Vygotski (2002), dentre outros. A prática da leitura e da escrita do cordel se
constituiu como um momento rico e significativo para as crianças ao estabelecermos uma
interlocução com o tema das lendas conhecidas dos alunos.
Descrição:
ARAÚJO, K. M. dos S. Leitura e escrita do cordel a partir de lendas: análise de uma experiência aplicada no 6º ano de ensino fundamental. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.