dc.contributor.author |
Araújo, Karla Maria dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-26T10:31:31Z |
|
dc.date.available |
2024-04-26T10:31:31Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 398.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31307 |
|
dc.description |
ARAÚJO, K. M. dos S. Leitura e escrita do cordel a partir de lendas: análise de uma experiência aplicada no 6º ano de ensino fundamental. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo realiza uma análise crítica da experiência com o gênero literário cordel,
através de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 6º ano do ensino
fundamental, em uma escola pública do município de Alcantil-PB. O objetivo central da
experiência desenvolvida foi analisar o desempenho dos alunos na leitura e produção do gênero
cordel, a partir de atividades propostas. A pesquisa realizada corresponde a uma pesquisa-ação,
a partir de uma sequência didática com o propósito de responder à questão problema sobre:
Qual a recepção dos alunos do 6º ano de um trabalho de leitura e produção de cordéis a partir
de lendas folclóricas?. Como pressuposto teórico utilizamos Cosson (2009), Abreu (2006),
Freire (2002), Vygotski (2002), dentre outros. A prática da leitura e da escrita do cordel se
constituiu como um momento rico e significativo para as crianças ao estabelecermos uma
interlocução com o tema das lendas conhecidas dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Maria de Souza Neves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Lendas |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de leitura e escrita |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita do cordel a partir de lendas: análise de uma experiência aplicada no 6º ano de ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |