UEPB - Repositório Digital

Criança surda na educação infantil: perspectiva de inclusão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Kléa Suskya Gama
dc.date.accessioned 2024-04-26T11:11:36Z
dc.date.available 2024-04-26T11:11:36Z
dc.date.issued 2020-03-11
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31313
dc.description MARQUES, K. S. G. Criança surda na educação infantil: perspectiva de inclusão. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A educação de surdos no Brasil é um tema bastante discutido no meio acadêmico. A promulgação de leis e decretos garantindo uma educação de qualidade a todos os cidadãos do país é um avanço no sistema de ensino que reflete em toda sociedade. Da mesma forma para a educação infantil, a qual ganhou maior atenção após a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, sendo a maior Lei da Educação do país. Contudo, apesar dos grandes avanços na educação de surdos no Brasil, as lacunas presentes nas escolas ainda são obstáculos a serem superados. O objetivo deste estudo é refletir a educação de crianças surdas e o papel da família nesse processo. Para tanto, lançou-se mão de Revisão Bibliográfica em livros, artigos, teses, dissertações e sites governamentais. Os achados com a pesquisa apontam escassez de trabalhos sobre a surdez na Educação Infantil, como também a necessidade de maior comprometimento das instituições educacionais para com a inclusão de alunos surdos, com a formação profissional adequada para os docentes, currículos com perspectiva inclusiva, adaptação na estrutura física da escola, recursos pedagógicos específicos. Nessa perspectiva, o governo deve investir em políticas públicas que garantam uma educação inclusiva de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Criança surda na educação infantil: perspectiva de inclusão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta