Resumo:
Este artigo propõe uma discussão a respeito do ensino de língua espanhola em interface
com a Educação Inclusiva, especificamente no que se refere ao ensino de espanhol para
pessoas com deficiência na perspectiva da formação docente. Os principais autores
utilizados foram: Carvalho (2004), Costa (2010), Gomes (2020), Saviani (2008). A
partir dessas considerações, apresentam-se às questões norteadoras dessa investigação:
Por que é importante o ensino do espanhol/LE como o promotor da inclusão no
ambiente escolar? Será que os professores estão realmente preparados para atender às
necessidades e demandas da educação inclusiva? Para tanto, apresentaremos os PPCs de
Língua-Espanhola das universidades públicas da Paraíba - UEPB (Universidade
Estadual da Paraíba) e UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Além disso,
discutiremos acerca do Programa de Tutoria Especial das Instituições citadas. Portanto,
a partir das discussões apresentadas e resultados alcançados nesse estudo reafirmamos
que a formação docente continuada e voltada para a inclusão dos alunos com deficiência
é imprescindível para garantir uma educação de qualidade e efetiva para todos, assim, o
ensino de espanhol como LE, é um elemento importante, pois irá contribuir para
ampliação do repertório cultural e linguístico dos alunos, além de ampliar suas
habilidades e possibilidades de atuação profissional promoverá o desenvolvimento das
competências comunicativas e intercultural.
Descrição:
SOUZA, M. E. C. O processo de ensino do espanhol como LE para pessoas com deficiência na perspectiva da formação inicial dos professores. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.