UEPB - Repositório Digital

O processo de ensino do espanhol como LE para pessoas com deficiência na perspectiva da formação inicial de professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Maria Eduarda Cavalcante de
dc.date.accessioned 2024-05-13T12:34:46Z
dc.date.available 2024-05-13T12:34:46Z
dc.date.issued 2023-06-27
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31420
dc.description SOUZA, M. E. C. O processo de ensino do espanhol como LE para pessoas com deficiência na perspectiva da formação inicial dos professores. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo propõe uma discussão a respeito do ensino de língua espanhola em interface com a Educação Inclusiva, especificamente no que se refere ao ensino de espanhol para pessoas com deficiência na perspectiva da formação docente. Os principais autores utilizados foram: Carvalho (2004), Costa (2010), Gomes (2020), Saviani (2008). A partir dessas considerações, apresentam-se às questões norteadoras dessa investigação: Por que é importante o ensino do espanhol/LE como o promotor da inclusão no ambiente escolar? Será que os professores estão realmente preparados para atender às necessidades e demandas da educação inclusiva? Para tanto, apresentaremos os PPCs de Língua-Espanhola das universidades públicas da Paraíba - UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Além disso, discutiremos acerca do Programa de Tutoria Especial das Instituições citadas. Portanto, a partir das discussões apresentadas e resultados alcançados nesse estudo reafirmamos que a formação docente continuada e voltada para a inclusão dos alunos com deficiência é imprescindível para garantir uma educação de qualidade e efetiva para todos, assim, o ensino de espanhol como LE, é um elemento importante, pois irá contribuir para ampliação do repertório cultural e linguístico dos alunos, além de ampliar suas habilidades e possibilidades de atuação profissional promoverá o desenvolvimento das competências comunicativas e intercultural. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Isabela Cristina Tavares da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de espanhol pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Tutoria especial pt_BR
dc.title O processo de ensino do espanhol como LE para pessoas com deficiência na perspectiva da formação inicial de professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta