Resumo:
Na atualidade, muito se é questionado a respeito das metodologias utilizadas em sala
de aula. Práticas metodológicas obsoletas são usadas hoje, mas que não são
consideradas eficazes quando se espera um ensino-aprendizagem significativo.
Dessa forma, o ensino inovador vem ganhando espaço nas aulas de professores que
se preocupam no rendimento do aprendizado do aluno. Dessa forma, as chamadas
metodologias ativas se apresentam como alternativa para que alunos se envolvam
mais e construam seu próprio aprendizado. O presente trabalho tem como objetivo
apresentar uma proposta de gamificação para veicular conteúdo acerca da cultura
hispânica na aula de língua espanhola. Tal proposta busca expor uma estratégia
pedagógica que facilita a aquisição da língua espanhola em sala de aula colocando o
aluno como o protagonista de sua aprendizagem. Para tanto, foram utilizados alguns
estudiosos como BERBEL(2011) e SILBERMAN (1996) para apresentar as
metodologias ativas de modo geral, até a específica, utilizada neste trabalho: a
gamificação. Para mais, este trabalho apresenta uma contribuição para aqueles que
possuem a necessidade de inovar em sala de aula e que propõe criar metodologias
para atender as necessidades dos seus alunos
Descrição:
LIMA, C. F. Uso da gamificação no processo de aquisição da língua espanhola nos anos finais do ensino fundamental: uma proposta didática. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras
Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.