Resumo:
O presente estudo teve por finalidade desenvolver reflexões voltadas à importância dos
elementos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem, focando o evento de jogos e
brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, os objetivos específicos
foram: trazer o uso dos jogos e brincadeiras em todas as áreas do conhecimento, em sala de aula
e fora dela; refletir como o uso das novas formas de ensino pode auxiliar os alunos no processo
de aprendizagem. O estudo se justifica pelas contribuições oferecidas a alunos e professores e
pela comunidade escolar, em geral. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho teve
cunho bibliográfico, além de representar um estudo documental acerca de conceitos envolvendo
cultura, educação e novas práticas pedagógicas, sobre o contexto de transmissão dos saberes
em sala de aula. Esse trabalho foi pautado nos estudos de Almeida (2003); Correia (2017); Vital
(2009) e outros. Desse modo, conclui-se que a adoção dos elementos lúdicos, por meio de jogos
e brincadeiras, além de contribuir para o sucesso do processo ensino-aprendizagem, também,
estimula o prazer pelos estudos, por parte do aluno, que terá um contexto de aprendizagem
ainda mais atrativo e enriquecedor.
Descrição:
SILVA, J. O. Reflexões voltadas às contribuições dos elementos lúdicos no processo ensino-aprendizagem. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba,
Campina Grande, 2023.