Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral refletir o quão importante são as práticas experimentais no ensino de ciências aos anos iniciais, vista como ferramentas fundamentais na consolidação do ensino-aprendizagem do educando. Para atingir esse fim, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: Analisar a importância das práticas experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da aplicação de sequência didática na turma do 5º ano A, com 25 alunos no turno da manhã, na Escola Municipal Presidente Costa e Silva, na cidade de Puxinanã-PB; Discutir as práticas experimentais como ferramentas construtoras para o conhecimento do educando buscando despertar e promover, o interesse do aluno nos conteúdos programados; Proporcionar uma maior compreensão e desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos frente a aprendizagem do objetivo de conhecimento cientifico, a partir da prática de atividades experimentais da sequência didática aplicada na turma do 5º ano A. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas baseadas nos teóricos, Neto, Lucena e Braga (2019); Abreu, Ferreira e Freitas (2017) e Zompero, Passos e Carvalho (2012), na pesquisa de campo, ambas de caráter qualitativas, as quais orientaram para uma investigação participativa, e ao mesmo tempo realizar uma intervenção pedagógica como uma sequência didática com vistas a contribuir com a temática pesquisada e vivenciada com a realidade.
Descrição:
POLICARPO, S. A. O ensino de ciências e a proposta didática dos três momentos pedagógicos (TMP) com práticas experimentais e a alimentação saudável: relato de experiência. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.